Sobre o curso

  • Graduação - Tecnológico - EAD
  • 2 anos

UNIESP - CENTRO UNIVERSITÁRIO COM CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

POLOS DE APOIO PRESENCIAIS
Os cursos EAD são ofertados nos Polos UNIESP em João Pessoa/PB (Sede), Campina Grande/PB, Mamanguape/PB, Patos/PB, Solânea/PB e Guarabira/PB.

METODOLOGIA DOS CURSOS EAD UNIESP
Com uma dinâmica de estudos online e que se adapta ao seu dia a dia, a metodologia dos Cursos EAD do UNIESP desenvolve as noções de autonomia, disciplina e proatividade nos alunos. Os conteúdos educacionais – disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem – podem ser acessados por um computador com internet ou ainda por diversos tipos de dispositivos, fazendo de qualquer espaço a sua sala de aula.

DINÂMICA DOS MÓDULO E DAS DISCIPLINAS
O curso é organizado em módulos, permitindo que os ingressos de novos alunos ocorram trimestralmente, totalizando, assim, quatro novas entradas durante o ano letivo.
Cada módulo é formado por duas ou três disciplinas curriculares com conteúdos inter-relacionados, onde o aluno cursa uma disciplina por vez com duração, em geral, de 4 semanas. Nessas semanas acontecem os momentos de autoestudo, em que o aluno interage com conteúdos, atividades, colegas, professores e tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ao final de cada módulo ocorre a prova presencial, no Polo.

PROVAS PRESENCIAIS
Durante as disciplinas, você poderá realizar suas atividades onde desejar, por meio da internet acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. As provas, porém, são sempre presenciais e devem ser realizadas no polo de apoio presencial ao qual o aluno está vinculado e deverá ser agendada.

 

Mercado de Trabalho

O tecnólogo em Gestão Financeira é um profissional valorizado no mercado de trabalho atual. Independentemente do ramo de atuação, qualquer empresa precisa de uma gestão eficiente de seus recursos e de um bom planejamento de custos. O gestor financeiro atua nessas áreas e também em outras, seu trabalho é fundamental para o crescimento da organização. O papel do gestor financeiro é fundamental no crescimento e na estabilidade de empresas de todos os portes. É ele quem controla os gastos da organização, acompanha o fluxo de caixa, investiga os melhores investimentos e busca novas estratégias financeiras.

No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade econômica. Durante uma crise ou na recuperação econômica de um país, é importante planejar bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados. Na crise, é primordial ter uma boa gestão de contas. No Brasil, muitas empresas estão ingressando na bolsa de valores, o que cria uma demanda por profissionais com conhecimento sobre o mercado de capitais, como o tecnólogo em Gestão Financeira..

Na área de planejamento tributário, o tecnólogo em Gestão Financeira é responsável pelo pagamento dos impostos devidos. Ele conhece o sistema tributário brasileiro e elabora planos de redução de carga tributária, uma forma de economizar com impostos e taxas, respeitando as obrigações fiscais. Ele também pode atuar com auditoria e análise de crédito.

Comércios, prestadoras de serviço, indústrias e órgãos públicos contratam esse profissional, que investiga formas de aprimorar o desempenho financeiro da organização. Em corretoras de valores, bancos e instituições financeiras ele também encontra posições. O gestor financeiro pode atuar em nível operacional e também em cargos mais altos. Seus setores de atuação podem ser a tesouraria, o departamento de contabilidade ou o financeiro. Ele também pode ser Analista de contas a pagar e receber, Consultor de Finanças, Supervisor de Operações Financeiras, Analista de Cobranças, entre outros cargos. São vários cargos relacionados a planejamento e gestão de recursos, o que cria uma demanda constante pelo profissional especializado.

Os gestores financeiros que decidirem trabalhar por conta própria encontram oportunidades como consultores de finanças para empresas, auxiliando nas contas ou no planejamento tributário de maneira terceirizada. Esse profissional também é procurado para orientar na abertura de novos empreendimentos. Há ainda a possibilidade de trabalhar como analista de finanças pessoais. Nesse caso, o gestor financeiro ajuda o cliente a lidar melhor com seu dinheiro e patrimônios. Além de equilibrar as contas, ele também orienta investimentos.