Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado - Presencial
  • 5 anos

CENTRO UNIVERSITÁRIO CONCEITO MÁXIMO NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

 

A Medicina Veterinária, ao longo de 52 anos de profissão regulamentada, vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde coletiva, na produção de alimentos seguros e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.

O curso busca formar Médicos(as) Veterinários(as) generalistas, críticos e capazes de atuar na promoção da saúde e na produção animal, em benefício da sociedade. A formação humanista do aluno se integra aos conhecimentos nas áreas em saúde animal, na assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, saúde pública e saúde ambiental; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos; de economia e de administração. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas visando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e o bem-estar animal.

A missão do curso de Medicina Veterinária da UNIESP é fornecer ao profissional um caráter generalista, mas com ênfase em Saúde Animal, Saúde Única e Gestão do Agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural.

A UNIESP possui um corpo docente altamente qualificado, composto por Doutores e Mestres com formação pedagógica e experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, além de conhecimento prático na Medicina Veterinária, com metodologias de aprendizado, permeando todas as atividades de ensino pesquisa e extensão.

Matriz curricular diferenciada e voltada para um olhar amplo sobre a profissão. Possui estrutura de laboratórios didáticos planejados para atender às especificidades da Medicina Veterinária, e promover a educação superior em nível de excelência, proporcionando-lhes competência para o desempenho de suas funções didático-científicas.

Convênios e parcerias com vários órgãos e empresas públicas e privadas para o desenvolvimento de estágio e aprendizagem do aluno.

Programa de Extensão e Iniciação Científica com incentivo à pesquisa através de grupos de estudos em subáreas da Medicina Veterinárias. Programas de Monitoria e grupos de estudos que oportunizam a experiência do aluno em inúmeras atividades.

 

 

Mercado de Trabalho

O mercado veterinário é um dos mais promissores e prósperos da economia atual, apresentando números que surpreendem em várias direções. O Médico Veterinário está diante de um mercado em expansão, o campo é amplo, são mais de 80 áreas de atuação.

 O Médico Veterinário atuar como profissional liberal, praticando a clínica e a cirurgia de animais, seja na clínicas de pequenos, médios e grandes animais;  pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, desenvolvendo atividades de fiscalização objetivando a preservação da saúde pública e animal; de produção, nutrição e melhoramento genético animal; Tratamento de animais silvestres e exóticos; Zoológicos; sociedades hípicas; jóqueis; aquários, reservas e parques naturais de vida selvagem; Desenvolvimento e produção de medicamentos e outros produtos para uso animal; Agroindústrias e indústrias de alimentos de origem animal; Inspeção e segurança alimentar; Defesa e fiscalização sanitária; Laboratórios veterinários de análise e diagnóstico; Comércio de alimentos para uso veterinário; Docência; Pesquisa científica; na preservação ambiental; na administração e economia rurais; na extensão rural; empresas agropecuárias e cooperativas rurais.

 Além disso, pode se especializar em áreas de clínica médica de pequenos animais, acupuntura, dermatologia, oncologia, patologia, medicina veterinária intensiva, cirurgia veterinária, anestesiologia e homeopatia.

Diferencias do curso de Medicina Veterinária UNIESP

ESTRUTURA

  • Laboratório de Bioquímica;
  • Laboratórios de Anatomia com peças cadavéricas e sintéticas, software com modelos interativos, que permitem explorar detalhes da anatomia animal por meio de dissecções totalmente virtuais
  • Laboratório de Microscopia e Microbiologia com modernos equipamentos para aulas práticas;
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado;
  • Amplo estacionamento gratuito.

 

DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES, OTIMIZA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM:

  •  Iniciação Científica durante o curso de graduação e participação em Projetos de pesquisa, extensão e responsabilidade social, desenvolvidos na faculdade.
  • Monitória.
  • Visitas Técnicas ao cenário de práticas do profissional da Medicina Veterinária.
  • Congressos, simpósios, encontros e eventos científicos;

APOIO E SERVIÇOS PARA OS ALUNOS

 

  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com milhares de empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • NUPS - Oferecemos dentro da instituição acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso caso você precise.
  • Aconselhamento vocacional: O UNIESP Centro Universitário disponibiliza aos alunos profissionais capacitados para orientar o aluno em decisões importantes na sua jornada acadêmica.
  • Internacionalização: A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.
  • Clínica Escola: A clínica Escola d Centro Universitário oferece atendimento gratuito a seus alunos nas mais diversas áreas de saúde como, odontologia, fisioterapia, enfermagem, atendimento psicológico e outros.
  • Coordenação de fácil acesso: Aqui no UNIESP você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia, você não precisa marcar horário nem de outros processos para conversar com o coordenador do seu curso como em outras instituições, acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.