Diferenciais do curso de Sistemas de Informação do IESP

FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

ESTRUTURA

  • CENTRO DE TECNOLOGIA IESP - um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • CONDUCTOR LAB IESP - A Conductor é uma das principais empresas de tecnologia da Paraíba, especializada em processamento e soluções para meios de pagamento eletrônicos. O projeto Conductor Lab IESP é uma extensão da empresa dentro do IESP que, por meio de projetos semestrais e bolsas de estágio auxiliam e incentivam a alunos a darem o primeiro passo ao mundo corporativo, dando uma oportunidade aos alunos que se destacam a serem contratados pela empresa.
  • CENTRAL DE INFORMAÇÃO - Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • Salas multimídia.
  • Amplo estacionamento gratuito.

PROJETOS

  • FÁBRICA DE SOFTWARE - Um espaço dentro da faculdade que simula um ambiente real de uma empresa, dando oportunidade aos alunos de todos os períodos ter uma aproximação com processos e metodologias de Desenvolvimento de Software.
  • PID (Programa de Inclusão Digital) - Os alunos participam como instrutores desse projeto, que tem com o objetivo oferecer cursos básicos de informática para adolescentes de comunidades carentes e profissionais em busca de inclusão digital.
  • Atividades voltados a robótica por meio da realização de cursos de extensão, capacitando os alunos nessa área. A faculdade também sedia e patrocina torneios de grande porte como a TJR (Torneio Juvenil de Robótica)

EVENTOS

  • JAMPASEC:  Presença no JampaSec, um dos maiores eventos de Segurança da Informação do estado. O evento conta com a presença de profissionais da área de Segurança da Informação, que tratam sobre os temas e tendências na área. Além disso, o evento também realiza oficinas e competições como a Capture the Flaf (CTF).
  • SETEC: O IESP realiza a SETEC - Semana de Tecnologia, onde os alunos participam de palestras ministradas por importantes convidados externos da área, oficinas, competições e minicursos voltados a área de tecnologia de informação.
  • MEET UP - O IESP recebe diversos Meetups das principais comunidades de TI da Paraíba, como PHP-PB, PUG-PB, .NET_PB, Pyadies, dentre outras.

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL

  • Núcleo de carreiras - encaminhamento constante dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.
  • NUPS - Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso. 

 

Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado
  • Noite
  • 4 anos

O Bacharel em Sistemas de Informação possui uma formação profissional em análise e programação para o desenvolvimento de softwares aplicativos, sendo capaz de identificar e solucionar os problemas acarretados pelo fluxo constante de informações dentro das organizações. Neste curso o aluno será capacitado a administrar redes, gerenciar bancos de dados, criar projetos de software, implementar sistemas web, fazer manutenção em sistemas para qualquer tipo de instituição que necessite de um trabalho com dados e informações, quer sejam da iniciativa privada ou do setor público, dentre outras atribuições.

ATO REGULATÓRIO

Autorização
Portaria MEC 2308 (25/10/2001) - DOU -29/10/2001

Reconhecimento
Portaria SESU 856 (01/11/2006) - DOU-06/11/2006

Renovação de Reconhecimento
Portaria MEC 420 (11/10/2011) - DOU – 14/10/2011

Mercado de Trabalho

Apontado sistematicamente por veículos de comunicação como uma área com postos de trabalhos ociosos, o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação oferece uma vasta gama de possibilidades. Vale salientar que esses mesmos meios de comunicação também vêm informando que as empresas da área de TI têm crescido e contratado nestes últimos anos. Além disso, Tecnologia da Informação é uma das melhores áreas para se empreender e existem editais de incentivo e financiamento de Startups. Aos concurseiros de plantão, anualmente são lançados editais com diversos cargos com ótimos salários. Também é possível trabalhar de forma autônoma como freelancer, captando e atendendo clientes e trabalhar presencialmente ou home office para empresas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, pois a computação não esta limitada as barreira impostas pela distância. Na prática, grande parte dos nossos alunos começa a trabalhar na área antes mesmo de formados.



GRADE CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 Introdução à Programação 60
1 Fundamentos de Tecnologia da Informação 60
1 Português Instrumental (EAD) 60
1 Inglês Técnico e Instrumental 60
1 Lógica 60
2 Linguagem de Programação I 60
2 Arquitetura de Computadores I 60
2 Matemática Aplicada I 60
2 Fundamentos da Administração 60
2 Metodologia do Trabalho Científico 60
3 Análise e Projeto de Sistemas 60
3 Estrutura de Dados 60
3 Fundamentos de Sistemas de Informação 60
3 Arquitetura de Computadores II 60
3 Matemática Aplicada II 60
4 Linguagem de Programação II 60
4 Banco de Dados I 60
4 Probabilidade Estatística 60
4 Gestão Estratégica da Informação 60
4 Empreendedorismo 60
5 Linguagem de Programação III 60
5 Banco de Dados II 60
5 Gerência e Engenharia de Software 60
5 Sistemas Operacionais 60
5 Ética e Legislação em Informática 60
6 Linguagens Formais e Autômatos 60
6 Segurança e Auditoria de Sistemas 60
6 Redes de Computadores 60
6 Tecnologias WEB 60
6 Sistemas de Apoio a Decisão 60
6 Estágio Supervisionado I 180
7 Construção de Compiladores 60
7 Tópicos Avançados em Sistemas de Informação I 60
7 Projeto Final de Curso 60
7 Computação Gráfica e Processamento de Imagem 60
7 Inteligência Artificial 60
7 Estágio Supervisionado II 180
8 Desenvolvimento Gerencial 60
8 Jogos de Empresa 60
8 Tópicos Avançados em Sistemas de Informação II 60
8 Projeto Final de Curso II 120
8 Interface Homem- Máquina 60
8 Atividades Complementares 240
8 Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS - Optativa 60