Sobre o curso
O tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de sistemas corporativos, aplicativos web e mobile, sistemas para comércio eletrônico, além de portais para internet e intranet. Esse profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, atua com tecnologias emergentes, como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Além disso, é responsável pela implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet.
Mercado de Trabalho
Apontado sistematicamente por veículos de comunicação como uma área com postos de trabalhos ociosos, o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação oferece uma vasta gama de possibilidades. Esses mesmos meios de comunicação também informam que as empresas da área de TI têm crescido e contratado nestes últimos anos. Além disso, Tecnologia da Informação é uma das melhores áreas para se empreender, com editais de incentivo e financiamento de startups. Aos concurseiros de plantão, anualmente são lançados editais com diversos cargos com ótimos salários. Também é possível trabalhar de forma autônoma como freelancer, captando e atendendo clientes, e trabalhar presencialmente ou home office para empresas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, pois a computação não está limitada às barreiras geográficas. Na prática, grande parte dos nossos alunos começa a trabalhar na área antes mesmo de formados.
Diferenciais do curso de Sistemas para Internet
FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐
ESTRUTURA
- CENTRO DE TECNOLOGIA - um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
- CONDUCTOR LAB - A Conductor é uma das principais empresas de tecnologia da Paraíba, especializada em processamento e soluções para meios de pagamento eletrônicos. O projeto Conductor Lab é uma extensão da empresa interna que, por meio de projetos semestrais e bolsas de estágio auxiliam e incentivam a alunos a darem o primeiro passo ao mundo corporativo, dando uma oportunidade aos estudantes que se destacam a serem contratados pela empresa.
- Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
- Salas multimídia.
- Amplo estacionamento gratuito.
PROJETOS
- FÁBRICA DE SOFTWARE - Um espaço dentro da faculdade que simula um ambiente real de uma empresa, dando oportunidade aos alunos de todos os períodos ter uma aproximação com processos e metodologias de Desenvolvimento de Software.
- PID (Programa de Inclusão Digital) - Os alunos participam como instrutores desse projeto, que tem com o objetivo oferecer cursos básicos de informática para adolescentes de comunidades carentes e profissionais em busca de inclusão digital.
- Atividades voltados a robótica por meio da realização de cursos de extensão, capacitando os alunos nesta área. A faculdade também sedia e patrocina torneios de grande porte como a TJR (Torneio Juvenil de Robótica)
EVENTOS
- JAMPASEC: Presença no JampaSec, um dos maiores eventos de Segurança da Informação do estado. O evento conta com a presença de profissionais da área de Segurança da Informação, que tratam sobre os temas e tendências na área. Além disso, o evento também realiza oficinas e competições como a Capture the Flaf (CTF).
- SETEC: O IESP realiza a SETEC - Semana de Tecnologia, onde os alunos participam de palestras ministradas por importantes convidados externos da área, oficinas, competições e minicursos voltados a área de tecnologia de informação.
- MEET UP - O IESP recebe diversos Meetups das principais comunidades de TI da Paraíba, como PHP-PB, PUG-PB, .NET_PB, Pyadies, dentre outras.
ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL
- Núcleo de carreiras - encaminhamento constante dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.
- NUPS - Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso.
MATRIZ CURRICULAR | ||
---|---|---|
P | DISCIPLINA | CH |
1 | Introdução à Programação | 60 |
1 | Tecnologia para Front-end I | 60 |
1 | Interação Humano-Computador | 60 |
1 | Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais | 60 |
1 | Lógica Matemática | 60 |
1 | Projeto Integrador - Fundamentos da Tecnologia da Informação | 60 |
2 | Linguagem de Programação I | 60 |
2 | Banco de Dados I | 60 |
2 | Estrutura de Dados | 60 |
2 | Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos | 60 |
2 | Tecnologia para Front-end II | 60 |
2 | Projeto Integrador - Fundamentos da Programação | 60 |
3 | Análise e Projeto de Sistemas | 60 |
3 | Tecnologia para Back-end I | 60 |
3 | Banco de Dados II | 60 |
3 | Padrões de Projetos | 60 |
3 | Acessibilidade e Tecnologias Assistivas | 60 |
3 | Projeto Integrador - Fundamentos de Sistemas Web | 60 |
4 | Gerência de Projetos | 60 |
4 | Engenharia de Software | 60 |
4 | Tecnologia para Back-end II | 60 |
4 | Computação em Nuvem | 60 |
4 | Tecnologia para Front-end III | 60 |
4 | Projeto Integrador - Fundamentos da Engenharia de Software | 60 |
5 | Qualidade de Software | 60 |
5 | Empreendedorismo | 60 |
5 | Segurança e Auditoria de Sistemas | 60 |
5 | DevOps | 60 |
5 | Programação de Dispositivos Móveis | 60 |
5 | Projeto Integrador - Empreendedorismo e Inovação | 60 |
- | Língua Brasileira de Sinais – Libras (Optativa) | 60 |
- | Educação em Direitos Humanos (Optativa) | 60 |
- | Computação Gráfica e Processamento Digital de Imagens (Optativa) | 60 |
- | Desenvolvimento de Jogos (Optativa) | 60 |
- | Paradigmas de Linguagem de Programação (Optatva) | 60 |