Dia Nacional de Atenção à Disfagia: o que é essa condição?

  • Wed, 19/Mar/2025

Amanhã, 20 de março, é celebrado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade e os profissionais de saúde sobre essa condição, além de alertar sobre os sintomas. Mas afinal, o que é a disfagia?

A disfagia é uma alteração no ato de deglutir (engolir) os alimentos, líquidos ou a própria saliva . Ela pode se manifestar tanto em crianças quanto em adultos. Nas crianças, ela pode ser causada por infecções e inflamações que obstruem as vias aéreas e dificultam a respiração e a deglutição. Em adultos, alterações neurológicas, como as provenientes de AVC e tumores, e doenças degenerativas como demência, doença de Parkinson e Alzheimer são as causas mais comuns. A condição é mais frequente em pessoas idosas devido a uma maior incidência dessas doenças e ao envelhecimento dos mecanismos de deglutição.

Além da dificuldade para engolir, os pacientes também apresentam sintomas como tosse ou engasgo durante as refeições, dor ao engolir, dificuldade para mastigar, regurgitação nasal e perda de apetite e de peso.

“O fonoaudiólogo atua na prevenção à disfagia, na reabilitação do paciente e no processo de educação em saúde, dentro de unidades hospitalares, centros ambulatórios e outras referências em saúde. A reabilitação do paciente ajuda a evitar a broncoaspiração, ou seja, evitar que o alimento seja direcionado para as vias respiratórias, o que pode levar o paciente a óbito”, explica Simone Chaves, fonoaudióloga e coordenadora da pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia do UNIESP Centro Universitário.

O tratamento inclui exercícios musculares e orientações para fortalecer a musculatura do rosto, boca e garganta, a fim de recuperar o controle da deglutição.

Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia - De acordo com a coordenadora Simone Chaves, a atuação do fonoaudiólogo em equipes multiprofissionais, principalmente no contexto da internação hospitalar, é indispensável.

“A fonoaudiologia hospitalar é uma área da fonoaudiologia que vem crescendo bastante. Hoje, toda equipe assistencial entende a importância e a autonomia do fonoaudiólogo nesse processo de alteração de deglutição e outras alterações que os pacientes são acometidos em internação hospitalar. Desde uma unidade neonatal, unidades de terapia intensiva a um hospital de referência em alta complexidade, todas essas referências em saúde necessitam de um profissional de fonoaudiologia para a reabilitação dos pacientes”

A pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia do UNIESP está com matrículas abertas para sua segunda turma, com início previsto para o próximo mês de abril. A especialização conta com profissionais renomados em todo o Brasil, aliando aulas teóricas e práticas, onde o estudante realizará estágios supervisionados em unidades de internação hospitalar e unidades de terapia intensiva. A duração do curso é de 18 meses. 

Alguns dos objetivos da especialização são:

  • Apresentar e reforçar conhecimentos sobre a neuroanatomofisiologia das funções orofaciais, em especial a deglutição;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre os métodos e procedimentos envolvidos na avaliação da deglutição e demais funções orofaciais;
  • Capacitar profissional a desenvolverem estratégias de tratamento para as disfunções da deglutição em ambiente clínico, domiciliar e hospitalar;
  • Promover melhora do raciocínio-clínico para a atuação em Fonoaudiologia hospitalar e disfagia;
  • Estimular a multidisciplinaridade, valorizando o papel individual de cada profissional de saúde em busca da melhora conjunta do paciente.

Para mais informações, basta entrar em contato com os números (83) 2106-3846 / (83) 98862-1700 ou pelo e-mail matriculaspos@iesp.edu.br.




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP reúne grandes nomes do mercado publicitário na Semana da Publicidade 2025
30 Apr
UNIESP reúne grandes nomes do mercado publicitário na Semana da Publicidade 2025

Evento é aberto ao público geral e as inscrições são gratuitas

UNIESP concede bolsas de pós-graduação a egressos da Aldeia Vitória
28 Apr
UNIESP concede bolsas de pós-graduação a egressos da Aldeia Vitória

Iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do povo Tabajara



Reitora do UNIESP, Érika Marques, participa de visita técnica sobre desenvolvimento urbano e governança pública em Maringá
23 Apr
Reitora do UNIESP, Érika Marques, participa de visita técnica sobre desenvolvimento urbano e governança pública em Maringá

Professora estará na comitiva representando a pasta da Educação da Paraíba

Divulgado edital da VIII Mostra Científica do Curso de Enfermagem do UNIESP
23 Apr
Divulgado edital da VIII Mostra Científica do Curso de Enfermagem do UNIESP

Inscrição e submissão dos trabalhos começam amanhã (24)

Estudantes do UNIESP participam de projeto em parceria com a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba
16 Apr
Estudantes do UNIESP participam de projeto em parceria com a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba

Projeto Acquacrew reúne alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Educação Física