Estudantes de Engenharia Civil do UNIESP são aprovados no mestrado da UFPB
Os egressos do curso de Engenharia Civil do UNIESP, Samuel Honório e Kamillo de Souza, foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da UFPB, na área de Estruturas e Materiais.
Processo seletivo - O processo seletivo foi composto por uma prova escrita (peso 5,0) e pela análise curricular (peso 5,0).
De acordo com Samuel, a preparação para a seleção de mestrado começou ainda na graduação:
“O processo seletivo foi resultado de anos de dedicação, especialmente por metade da nota ser a avaliação curricular. Mantive CRA elevado, publiquei artigos durante a graduação e atuei em diversas monitorias. A orientação dos professores Dr. Marco Aurélio e Dr. Cícero Lacerda foi fundamental na organização da documentação, enquanto o professor Márcio Santos teve papel decisivo na preparação para a prova”, explica Samuel.
A avaliação escrita ocorreu em 01 de dezembro de 2025, mesmo dia em que ele defendeu o TCC. “Os últimos meses da minha graduação foram de intensa preparação. Fui o único aprovado ainda na graduação, alcançando a segunda colocação, com diferença de apenas 0,03 para a primeira”. Ao todo, a área de Estruturas e Materiais ofereceu 5 vagas.
Para Kamillo, cada etapa da formação no UNIESP foi fundamental para o interesse em continuar a carreira acadêmica. Além das aulas e vivências compartilhadas pelos docentes, as experiências adquiridas por ele em estágios e posteriormente na atuação profissional em obras complementaram essa formação, permitindo a aplicação prática dos conceitos estudados.
“A área estrutural sempre despertou grande interesse em mim, sobretudo por seu forte embasamento em princípios matemáticos e físicos. Nesse sentido, tenho confiança de que poderei desenvolver um trabalho consistente e alcançar resultados significativos nesta nova etapa acadêmica”, celebra Kamillo.
Nova etapa - Para o mestrado, cujo início está previsto para abril, Samuel pretende continuar a pesquisa sobre Dinâmica das Estruturas, iniciada na graduação. “Tenho grande expectativa em dar continuidade à pesquisa iniciada na graduação, buscando aprimorá-la e ampliar seu impacto prático na minha profissional, de modo que contribua efetivamente para o mercado da construção civil e para a sociedade”.
Kamillo, por sua vez, deseja aprofundar os estudos acerca do comportamento estrutural, com o objetivo de propor métodos alternativos que sejam tecnicamente eficientes e economicamente viáveis, contribuindo para a concepção de estruturas mais seguras, otimizadas e alinhadas com princípios de racionalização construtiva.
Além do mestrado, o ano de 2026 também marca o início de uma nova fase: a docência no UNIESP: “Atualmente, retorno à instituição como professor do curso de Engenharia Civil, dando continuidade a esse ciclo formativo de maneira consistente e progressiva, contribuindo para que outros estudantes também possam alcançar êxito acadêmico e profissional, assim como ocorreu comigo”.
O UNIESP Centro Universitário parabeniza os estudantes e deseja sucesso nessa nova jornada acadêmica!
MAIS NOTÍCIAS
Evento abre o calendário da Federação Paraibana de Xadrez em 2026
Parceria entre a instituição e o povo Tabajara acontece desde 2019
Evento terá tour guiado pela instituição e atividades práticas
UNIESP oferece vagas para mais de 25 cursos de graduação
Candidatos selecionados são contemplados com bolsas de até 100% no UNIESP
Plantão oferece condições exclusivas para ingressantes no semestre de 2026.1



