INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país

• Sex, 12/Abr/2024

Três cursos do UNIESP se destacaram nacionalmente em dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A graduação em Ciências Contábeis está entre os seis cursos da Paraíba a ser avaliado com a nota Muito Alta em seu desempenho do Conceito Preliminar de Cursos CPC, sendo a única de Instituição Superior.

Além dele, os cursos de Gestão Comercial e Gestão Financeira foram listados com a nota Alta, em listagem que classificou os 30 cursos com maior índice de qualidade do estado. Segundo os dados divulgados, apenas 21% dos cursos da Paraíba estão na faixa dos avaliados com nota Alta ou Muito Alta, levando em conta as áreas de administração, comunicação, financeira, jurídica, saúde e social.

O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Esse indicador está diretamente relacionado ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.

Para o coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Thyago Henriques, o resultado é motivo de alegria, mas não de surpresa. “A nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é a fusão da conscientização do UNIESP Centro Universitário junto aos discentes dos cursos quanto a importância e relevância do ENADE desde o primeiro dia de sala de aula, através de planejamento estratégico, tendo como pilares, conscientização, motivação e capacitação. Onde o docente em sala de aula é a ferramenta principal”, explicou.

O professor Thyago também enfatiza que seus cursos causaram um impacto positivo no mercado, sendo o resultado do CPC uma garantia da qualidade da formação dos profissionais. “Os alunos ingressos são a comprovação no mercado de trabalho da qualidade dos seus estudos no UNIESP e um resultado como esse afina o sentimento de pertença e orgulho em ser mais UNIESP”.

O curso de Ciências Contábeis do UNIESP tem duração de quatro anos e capacita o graduado a atuar com as contas de uma organização, registrando e controlando receitas e lucros. É um mercado sempre em alta, com um enorme leque de oportunidades. Além do Conceito Máximo na avaliação do MEC, a graduação também tem um alto índice de aprovação no exame do Conselho Federal de Contabilidade.

CLIQUE E CONHEÇA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Já a graduação em Gestão Financeira, que também é avaliada com a nota cinco pelo Ministério da Educação, tem duração de dois anos e capacita o profissional a aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimentos dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.

CLIQUE E CONHEÇA O CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

Gestão Comercial tem duração de dois anos e apresenta um alto índice de empregabilidade. O curso utiliza uma abordagem prática, com embasamento teórico a fim de promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, para que os alunos sejam capazes de gerenciar empresas com viabilidade econômico-financeiro-tributária, através de instrumentos legais, de relacionamento com cliente, boas práticas de qualidade, técnicas de vendas e sustentabilidade ambiental.

CLIQUE E CONHEÇA O CURSO DE GESTÃO COMERCIAL

Estrutura de qualidade para o sucesso

O UNIESP oferece uma estrutura educacional de alta qualidade para apoiar o aprendizado e o crescimento dos alunos, incluindo, além de um corpo docente muito qualificado, acervo atualizado de periódicos e softwares da área contábil, biblioteca que é referência no estado da Paraíba e salas multimídia.

Soma-se ainda à sólida base acadêmica do UNIESP, uma rede de convênios e parcerias para que os alunos possam, mesmo antes de formar, estar no mercado por meio de estágios e  projetos de pesquisa e extensão. Internamente, incluem:

• O Núcleo de Carreiras: Encaminha constantemente os alunos para estágios e empregos, em parceria com milhares de empresas;
  • Apoio psicológico e pedagógico: Acompanhamento ao longo do curso;
  • Aconselhamento vocacional: Orienta os alunos em decisões importantes na jornada acadêmica;
  • Internacionalização: Proporciona oportunidades de intercâmbio para ampliar horizontes dos graduandos;
  • Clínica Escola: Atendimento gratuito nas áreas de saúde;
  • Coordenação de fácil acesso: Facilita a comunicação direta dos alunos com os coordenadores do curso.

Garantindo o sucesso dos alunos

Completando o leque de opções, o UNIESP tem parceria e convênios com diversos órgãos e empresas, que abrem portas para os alunos em estágios, empregos e oportunidades únicas para complementar a formação, o que faz os profissionais oriundos do Centro Universitário serem muito requisitados.

A sinergia entre a Coordenação, a Reitoria e os demais setores do UNIESP facilita a execução conjunta de planos, refletindo nesse resultado notável.

Sem dúvida, essa vitória tem um nome, e esse nome é UNIESP. É o resultado do esforço conjunto da excepcional equipe de professores na Paraíba e do incansável comprometimento da professora Érika Marques desde 2015. Mas o verdadeiro protagonismo pertence aos alunos, que aplicaram o modelo de educação da UNIESP e agora colhem os frutos, tanto nas avaliações do Ministério da Educação quanto no sucesso que encontram no mercado de trabalho.