UNIESP adota Google Classroom para aulas remotas

  • Thu, 06/Aug/2020

O UNIESP Centro Universitário irá adotar o Google Classroom na realização de aulas remotas e demais atividades online. Alunos e professores terão acesso à plataforma através de um e-mail institucional que cada participante terá. Para as videoconferências será utilizado o Google Meet.

Manual para acessar o Google Classroom

Saiba como fazer download de arquivos no Google Classroom

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdos da Google, que oferece diversas ferramentas que permitem a interação entre os discentes e os docentes. Às ferramentas da plataforma permitem entrega e envio de trabalhos, correção de exercícios e uma comunicação direta entre os participantes.  Ela, que pode ser acessada por computador, tablets ou smartphones, também conta com agenda e a nuvem do Google Drive para armazenamento de arquivos e materiais.

A pró-reitora acadêmica, professora Iany Barros, explica que a decisão foi tomada após o Google Classroom ser devidamente testado e avaliado, tendo em vista o isolamento social e as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. “Com a pandemia, tivemos que trabalhar de forma remota e foi um aprendizado para todo mundo, cada professor trabalhou na ferramenta que foi mais adequada para ele. Quando foi proposto o Classroom, não tínhamos como parar o semestre para fazer o treinamento de professores. Então o professor Pedro Rossi fez um piloto do uso do classroom com os alunos. No final disso, a plataforma foi avaliada e aprovada,  tendo em vista que a portaria do MEC decidiu que deveríamos trabalhar de forma remota até 31 de dezembro”, afirmou.

O responsável pelo treinamento de professores e funcionários para o uso do Google Classroom foi o professor de Arquitetura e Urbanismo Pedro Rossi, que classifica a ferramenta como interativa e de fácil uso. “A principal vantagem do Classroom é a interatividade entre professores e alunos. Ela tem uma forma intuitiva, dinâmica e fácil de se comunicar, e não precisa utilizar de outras redes sociais pessoas para trabalhar no dia-dia”, ressaltou.

O UNIESP está se preparando para o retorno das aulas presenciais. Contudo, elas só podem acontecer com a autorização dos órgãos de governo. A portaria Nº 544, de 16 de Junho de 2020 indica que as aulas remotas poderão substituir as presenciais durante o período de pandemia. A substituição pode perdurar até 31 de dezembro




MAIS NOTÍCIAS



Nutricionista do UNIESP alerta sobre consumo excessivo de açúcar pelas crianças
09 Jul
Nutricionista do UNIESP alerta sobre consumo excessivo de açúcar pelas crianças

Pais devem estar atentos aos riscos desse consumo exagerado

Divulgado edital para Seleção Docente de Administração
08 Jul
Divulgado edital para Seleção Docente de Administração

Candidatos devem ser graduados em Administração ou Ciências Contábeis

UNIESP é pioneiro em pesquisa e extensão sobre uso do canabidiol na Medicina Veterinária
07 Jul
UNIESP é pioneiro em pesquisa e extensão sobre uso do canabidiol na Medicina Veterinária

Instituição é a única particular da América Latina com pesquisa envolvendo canabidiol e animais silvestres



UNIESP abre nova turma da Especialização em Licitações e Contratos Públicos
03 Jul
UNIESP abre nova turma da Especialização em Licitações e Contratos Públicos

Pós-graduação prepara profissionais para atuarem em áreas relacionadas a compras, contratações e gestão de contratos