UNIESP concede bolsas de pós-graduação a egressos da Aldeia Vitória
No último sábado (26), o professor Cícero Lacerda, coordenador de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social do UNIESP Centro Universitário, e a professora Heloysa Helena, coordenadora do Núcleo Acadêmico, estiveram na Aldeia Vitória, no município do Conde, para um encontro com egressos indígenas do povo Tabajara.
Na ocasião, foi anunciada a oferta de seis bolsas de estudo para cursos de pós-graduação Lato Sensu, destinadas exclusivamente a egressos da Aldeia Vitória. A iniciativa reforça o compromisso do UNIESP com a valorização dos povos originários, o fortalecimento da cultura e o empoderamento do povo Tabajara aqui no estado.
“O UNIESP segue firme em seu propósito de construir, junto às comunidades indígenas, caminhos mais justos e ampliar as oportunidades reais de transformação social por meio da educação”, destacou a professora Heloysa Helena.
Os egressos contemplados são formados nos cursos de graduação de Nutrição, Estética e Cosmética, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, e Administração do UNIESP, para os quais também obtiveram bolsas de estudo integrais.
Atualmente, a Aldeia Vitória conta com uma estudante indígena no curso de Administração, e agora, com a concessão das novas bolsas, seis egressos Tabajara iniciarão sua jornada na pós-graduação.
Benefício para todos - Presente também no encontro, o Cacique Ednaldo Tabajara enfatizou a importância da educação para toda a comunidade e expressou gratidão pelo apoio do UNIESP. “O que o UNIESP tem feito pelo povo Tabajara é algo nunca visto antes. É manter viva a chama da esperança, mostrando que é possível crescer e se desenvolver por meio da educação, trazendo empoderamento e resistência. Para este momento especial, convidamos não apenas os egressos do UNIESP, mas também toda a juventude de nossa aldeia, para que possam ver onde o nosso povo já chegou e se inspirem a seguir trilhando o caminho do conhecimento. Por tudo isso, expresso minha profunda gratidão ao UNIESP pelo apoio e compromisso com o povo Tabajara da Aldeia Vitória”.
Ainda de acordo com o cacique, os conhecimentos e conquistas alcançados pelos estudantes devem “retornar” para a coletividade, transformando e fortalecendo todo o povo Tabajara.
Por causa do convênio entre a instituição e a Aldeia Vitória, o UNIESP recebeu, em 2024, o selo Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A condecoração premia universidades que demonstram compromisso com a sociedade, fazendo diferença na comunidade na qual está inserida.
MAIS NOTÍCIAS
Evento é aberto ao público geral e as inscrições são gratuitas
Professora estará na comitiva representando a pasta da Educação da Paraíba
Inscrição e submissão dos trabalhos começam amanhã (24)
Projeto Acquacrew reúne alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Educação Física
Serviços são realizados pelos alunos do curso de Direito e supervisionados pelos professores