UNIESP concede bolsas de pós-graduação a egressos da Aldeia Vitória

  • Mon, 28/Apr/2025

No último sábado (26), o professor Cícero Lacerda, coordenador de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social do UNIESP Centro Universitário, e a professora Heloysa Helena, coordenadora do Núcleo Acadêmico, estiveram na Aldeia Vitória, no município do Conde, para um encontro com egressos indígenas do povo Tabajara.

Na ocasião, foi anunciada a oferta de seis bolsas de estudo para cursos de pós-graduação Lato Sensu, destinadas exclusivamente a egressos da Aldeia Vitória. A iniciativa reforça o compromisso do UNIESP com a valorização dos povos originários, o fortalecimento da cultura e o empoderamento do povo Tabajara aqui no estado.

“O UNIESP segue firme em seu propósito de construir, junto às comunidades indígenas, caminhos mais justos e ampliar as oportunidades reais de transformação social por meio da educação”, destacou a professora Heloysa Helena. 

Os egressos contemplados são formados nos cursos de graduação de Nutrição, Estética e Cosmética, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, e Administração do UNIESP, para os quais também obtiveram bolsas de estudo integrais.

Atualmente, a Aldeia Vitória conta com uma estudante indígena no curso de Administração, e agora, com a concessão das novas bolsas, seis egressos Tabajara iniciarão sua jornada na pós-graduação. 

Benefício para todos - Presente também no encontro, o Cacique Ednaldo Tabajara enfatizou a importância da educação para toda a comunidade e expressou gratidão pelo apoio do UNIESP. “O que o UNIESP tem feito pelo povo Tabajara é algo nunca visto antes. É manter viva a chama da esperança, mostrando que é possível crescer e se desenvolver por meio da educação, trazendo empoderamento e resistência. Para este momento especial, convidamos não apenas os egressos do UNIESP, mas também toda a juventude de nossa aldeia, para que possam ver onde o nosso povo já chegou e se inspirem a seguir trilhando o caminho do conhecimento. Por tudo isso, expresso minha profunda gratidão ao UNIESP pelo apoio e compromisso com o povo Tabajara da Aldeia Vitória”

Ainda de acordo com o cacique, os conhecimentos e conquistas alcançados pelos estudantes devem “retornar” para a coletividade, transformando e fortalecendo todo o povo Tabajara.

Por causa do convênio entre a instituição e a Aldeia Vitória, o UNIESP recebeu, em 2024, o selo Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A condecoração premia universidades que demonstram compromisso com a sociedade, fazendo diferença na comunidade na qual está inserida.




MAIS NOTÍCIAS





Divulgado edital da VIII Mostra Científica do Curso de Enfermagem do UNIESP
23 Apr
Divulgado edital da VIII Mostra Científica do Curso de Enfermagem do UNIESP

Inscrição e submissão dos trabalhos começam amanhã (24)

Estudantes do UNIESP participam de projeto em parceria com a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba
16 Apr
Estudantes do UNIESP participam de projeto em parceria com a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba

Projeto Acquacrew reúne alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Educação Física

Escritório de Prática Jurídica do UNIESP oferece atendimentos à população
14 Apr
Escritório de Prática Jurídica do UNIESP oferece atendimentos à população

Serviços são realizados pelos alunos do curso de Direito e supervisionados pelos professores