Aluno de Arquitetura realiza exposição de móveis funcionais de papelão

• Ter, 06/Fev/2024

O aluno do sétimo período de Arquitetura e Urbanismo do UNIESP, Paulo Giovani, apresentou no hall do Bloco F uma exposição que alinha criatividade e inovação: móveis de papelão totalmente funcionais. O projeto, resultado da colaboração do Escritório de Projetos de Arquitetura e Urbanismo (EPAU) e a empresa Cartopel, visa a construção de estruturas sustentáveis e econômicas.

Na exposição, intitulada Mobiliário Cartopel 2024, se encontram cadeiras, sofá, espreguiçadeira, mesas, armário e uma luminária; móveis estes feitos com o mesmo papelão utilizado no transporte de equipamentos pesados, como fogão e geladeira. Segundo Paulo, os expostos são funcionais e ergonômicos e, se utilizados no dia a dia de maneira segura, representam uma grande economia sem sacrifício na durabilidade. Vale destacar também o aspecto, já que o papelão é um material reciclável.

“A concepção desta ideia surgiu da necessidade de explorar o potencial do papelão como matéria-prima versátil na arquitetura. Com sua disponibilidade, custo acessível e maleabilidade, o papelão oferece uma alternativa viável para soluções arquitetônicas inovadoras, desde elementos decorativos até projetos funcionais. Sua aplicação na prática arquitetônica permite diversas possibilidades criativas, contribuindo para a personalização de espaços de forma original e a redução de custos”, explicou.

O trabalho foi apoiado e aprovado pela coordenação de Arquitetura e Urbanismo, na pessoa da professora Isis Méro. “Este projeto é de extrema importância, já que une a atividade acadêmica, por meio do trabalho desenvolvido por Paulo na disciplina de estágio supervisionado dentro do EPAU, com empresas parceiras, como a Cartopel, que forneceu a matéria prima e o maquinário para desenvolvimento das peças. O mais importante do mobiliário com o uso do papelão e trabalhar com a possibilidade da reciclagem”, concluiu.