UNIESP e Receita Federal: parceria oferece serviço gratuito de orientação para declaração do Imposto de Renda

• Qui, 21/Mar/2024

Com o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 iniciado em 15 de março e se estendendo até 31 de maio, os contribuintes brasileiros têm pouco mais de dois meses  para realizar o acerto com o fisco. Uma das principais novidades deste ano é a ampliação da declaração pré-preenchida, que fornece informações úteis previamente inseridas, facilitando o processo e priorizando a restituição nos primeiros lotes.

Para auxiliar os contribuintes nesse processo, o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), em colaboração com o Centro Universitário UNIESP e a Receita Federal do Brasil, oferece serviços gratuitos de assessoramento.

Com o objetivo fornecer à população uma orientação gratuita e abrangente, a Rede NAF presta o auxílio na declaração do imposto de renda para aqueles que necessitam do serviço.

O contador, coordenador do curso de Ciências Contábeis do UNIESP e o principal responsável pelo projeto, Thyago Henriques, destaca que “todos os cidadãos que precisam declarar o imposto de renda estão aptos para ter acesso à assessoria até 31 de maio. Temos um núcleo de apoio que oferece orientação gratuita para a elaboração correta e tranquila da declaração, ajudando a evitar problemas com a Receita Federal".

Ao chegarem ao NAF, os contribuintes costumam ter dúvidas sobre diversos aspectos da declaração, como a obrigatoriedade, valores a pagar ou restituir, inclusão de dependentes, entre outros.

“Muitas vezes, as pessoas chegam aqui sem saber como proceder: não sabem qual programa baixar, se é necessário fazê-lo pelo celular ou pelo computador. Após esclarecermos essas dúvidas iniciais, iniciamos a orientação sobre os documentos a serem apresentados e explicamos as regras relacionadas às retenções e isenções aplicáveis, além de detalhar os valores a serem declarados no imposto de renda”, completa o coordenador.

Atualmente, a Receita Federal exige a declaração pré-preenchida, na qual as informações do contribuinte são pré-carregadas e requerem uma conta no Gov BR, com nível de ouro ou prata. “Algumas pessoas desconhecem o que é essa conta, e é aqui que iniciamos um processo de orientação detalhado, explicando o funcionamento do sistema e preparando toda a documentação necessária para a declaração”.

O serviço do NAF está disponível na sede do Procon-JP, localizado na Av. Dom Pedro I, 473 - Centro, João Pessoa, de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h. É importante ressaltar que as fichas para atendimento são distribuídas até às 11h, com um limite de 16 fichas. Portanto, quanto mais cedo os contribuintes chegarem para garantir sua ficha, maior será a probabilidade de ter sua declaração enviada com sucesso, além de poderem acessar outros serviços oferecidos pela Receita Federal, como orientações sobre MEI e demais serviços disponibilizados pelo NAF e pela UNIESP.

Esteja preparado para realizar sua declaração de forma tranquila e correta, contando com o apoio e orientação oferecidos pelos serviços disponíveis, garantindo assim o cumprimento das obrigações fiscais e evitando possíveis contratempos com a Receita Federal.

Serviços oferecidos pelo NAF:

• Assessoramento para a declaração do Imposto de Renda
  • Orientações sobre MEI (Microempreendedor Individual)

Dias e horários de funcionamento:

• Segunda a quarta-feira
  • Das 8h às 12h