• Ter, 16/Abr/2024

A formatura é um momento especial para todo aluno de graduação: além da realização de um sonho pessoal, o mercado de trabalho recebe novos profissionais qualificados, que vão trazer ideias atualizadas diretamente do meio acadêmico. Mas para cinco recém-formados, a conclusão do curso superior tem um significado ainda mais importante: trata-se de indígenas das aldeias Vitória e Barra de Gramame, no município de Conde-PB, que em 2023.1, se tornaram bacharéis em cursos da área de saúde, após receberem bolsas integrais durante toda a jornada universitária.

Essa história começou em 2019, em reunião articulada com os professores Lusival Barcellos e Emanuel Falcão, da UFPB, junto à reitora do UNIESP, professora Erika Marques e o cacique Ednaldo Tabajara. Na ocasião, foi solicitado apoio da instituição para a formação dos jovens Tabajara.

Tendo em vista o compromisso do UNIESP com a responsabilidade social, a reitora atendeu prontamente o pedido, concedendo a cinco estudantes um desconto de 100% nas mensalidades em cursos de graduação. Os universitários contemplados foram: Raíssa Marília (Estética e Cosmética), Natália Rodrigues (Nutrição), Mailson Moreira (Educação Física), Bruna Flávia (Enfermagem) e Janaira Araújo (Psicologia). Com a conclusão, eles se tornaram os primeiros da aldeia da Aldeia Vitória, com uma formação superior.

“Assim que tivemos o primeiro contato, eu percebi o impacto que o UNIESP poderia ter na vida, não só dos jovens, mas de toda aquela comunidade. É parte de nossa missão promover experiências educacionais transformadoras para melhorar o mundo e essa foi uma excelente oportunidade para contribuir com a sociedade. Sabendo que se tratava de pessoas altamente comprometidas, não tive dúvidas que a bolsa seria uma ótima iniciativa”, explicou a professora Erika.

Personagem importante no firmamento do convênio, o professor Lusival acompanhou e deu assistência no percurso universitário dos jovens. “Foi fundamental a abertura do UNIESP para fazer a inclusão dos indígenas no ensino superior. Dessa forma, possibilitou que eles viessem para cá, mostrar a capacidade que tem. Durante todo o período que eles estiveram no UNIESP eles tiveram um excelente desempenho, se formando dentro do prazo normal de graduação, sendo inclusive reconhecidos como estudantes exemplares, que tiveram os méritos de suas conquistas, se tornando excelentes profissionais”, declarou.

O professor afirma, inclusive, que a escolha dos cursos feita pelos estudantes visava atender justamente as demandas da comunidade. Uma das jovens contempladas, Natália, que também é uma das lideranças da aldeia, não só concluiu a graduação em Nutrição, como também fez uma pós-graduação em Nutrição Clínica com ênfase em doenças crônicas. Ela acredita que a formação foi um importante passo para o desenvolvimento de sua comunidade.

“Tem impactos positivos, pois agora podemos ocupar cargos de importância nos órgãos com competência para atuar nas políticas públicas, inclusive a de saúde diferenciada. Ter um profissional capacitado para desenvolver ações de cuidado e promoção de saúde nos torna a cada dia um povo forte e unido. O conhecimento é libertador e a cultura indígena vem agregar nessa valorização dos saberes ancestrais”.

Além da vitória pessoal, a agora nutricionista Natália também vê sua formatura como um incentivo a outros jovens que sonham em ter uma educação de qualidade. “A parceria com o UNIESP foi o diferencial para nós, jovens indígenas, podermos ocupar nossos espaços no ensino superior, algo que, pelo processo de pagamento histórico que o nosso povo sofreu, era um sonho distante de nós. Mas a contribuição do UNIESP deu vez, voz e visibilidade à juventude. Eu pude ser inspiração para a juventude que almeja o caminho da educação. Todos nós somos capazes”.

O UNIESP tem participação ativa em vários projetos sociais e culturais, além de conceder bolsas parciais ou integrais a diversos estudantes contribuindo com o desenvolvimento das pessoas e da região. “Faz parte do nosso DNA cooperar com ações que podem melhorar a vida da população.“Estamos sempre dispostos a ajudar e acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor”, ressalta a reitora Erika Marques.