Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP

  • Sex, 12/Abr/2024

Um trabalho assinado pelo professor do UNIESP Alessandro Pinon, junto a uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da UFPB foi aprovado para participar do prestigioso evento Behavioral Science Lab 2024. O encontro é realizado na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), entre os dias 21 e 22 de maio e é voltado para a linha da Economia Comportamental e temas correlatos.

O trabalho aceito tem como título "PREFERÊNCIA ENTRE PRODUTOS EM LOJAS VAREJISTAS: Uma análise por meio do mapeamento da atividade cerebral registrada pelo EEG e com o emprego de Nudge.". A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, considerando fatores internos e externos ao ambiente organizacional, para compreender como as decisões de compra são moldadas por estratégias de vendas e marketing.

Utilizando tecnologias avançadas como o Eletroencefalograma (EEG), os pesquisadores examinaram as respostas cerebrais e comportamentais dos consumidores diante de diversos estímulos de marketing, como anúncios e experiências de compra. O objetivo era identificar padrões de atividade cerebral associados a emoções positivas ou negativas, a fim de determinar as preferências dos consumidores.

“O maior impacto que conseguimos identificar que tem potencial de uso futuro no mercado é que a gente aumenta a tomada de decisão, melhorando a percepção de escolha dos produtos nas interações cérebro máquina”, explica Alessandro Pinon. “As onda cerebrais high-beta e low-beta, que dizem respeito respectivamente ao relaxamento e a questão da atenção e da agitação, nos dá informações e dados importantes para os estrategistas de marketing entenderem se aquele produto está sendo bem comunicado ou não, e se ele está sendo aceitou ou não pelo consumidor”.

Ele afirma também que essas informações podem ser identificadas tanto em uma compra presencial, em loja física, quanto através do comércio virtual e até mesmo assistindo propagandas de TV. “A gente sai do lado subjetivo da coisa e passa a ler os padrões neurais que vão indicar a melhor tomada de decisão na compra daquele produto”.

Além do professor Pinon, fazem parte do grupo de trabalho os pesquisadores Daniel de Queiroz Cavalcanti, Isaac Nóbrega Marinho, João Marcelo e Valdecir Becker. A aprovação no Behavioral Science Lab 2024 é a validação da relevância desta pesquisa, considerando que o evento reúne alguns dos maiores profissionais das ciências associadas aos negócios. 

“A gente ir para a USP é muito importante para nós que estamos produzindo ciência na Paraíba por se tratar de um centro renomado no Brasil inteiro. É importante, principalmente, para o neuromarketing, que é uma pesquisa naturalmente muito cara e que, a gente só tem estudos práticos fora do país, onde instituições de ensino recebem verbas de empresas privadas para produzir conhecimento, algo que a gente não recebe. E apesar deste problemas de investimento, a gente produz conhecimento mesmo assim. É uma pesquisa de ponta, feita através do leitor de eletroencefalograma, de forma não invasiva, e, que a gente consegue extrair dados conscientes e palpáveis sobre o processo de compra e venda”, pontuou Pinon.

 

 




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina
29 Abr
UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina

s interessados já podem se matricular nessas graduações, com aulas on-line e conteúdo disponível para estudar onde quiser

Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete
25 Abr
Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete

Evento ressalta a importância equipamentos de proteção no exercício da proteção



VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos
24 Abr
VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos

Os interessados têm até o dia 09 de maio para enviar seus artigos

UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno
19 Abr
UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

O evento, que reuniu profissionais de toda América Latina, ofereceu diversos cursos, capacitações, palestras e treinamentos

UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
17 Abr
UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido

Evento, que aconteceu domingo (14), reuniu 73 jogadores, incluindo seis mestres nacionais