Bacharelado, licenciatura e tecnólogo: qual a diferença entre eles?
Uma dúvida muito comum de quem planeja iniciar um curso superior é qual graduação seguir. Atualmente no Brasil há três diferentes tipos de formações: bacharelado, licenciatura e curso superior de tecnologia, também conhecido como “tecnólogo” ou “tecnológico”.
Antes de escolher sua formação, o estudante deve considerar qual carreira deseja traçar após a conclusão do curso. Esse é um dos pontos que diferem as três formações.
Bacharelado - os cursos de bacharelado têm uma abordagem mais generalista. O objetivo é formar profissionais que atuem em diferentes áreas dentro da especialidade escolhida. O campo de atuação desses cursos é amplo e eles têm duração de 4 a 6 anos. Alguns bacharelados ofertados pelo UNIESP são: Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.
Licenciatura - os cursos de licenciatura são escolhidos por quem deseja seguir a carreira docente. O objetivo é a formação de professores para a educação básica, portanto o estudante terá em sua grade curricular, além de disciplinas da área escolhida, disciplinas voltadas à docência, como Didática e Fundamentos da Educação. As licenciaturas duram entre 3 e 4 anos.
A maior parte dos cursos de licenciatura possuem também o grau de bacharelado, como Matemática, Educação Física e Geografia.
Aqui no UNIESP temos Licenciatura em Pedagogia, nas modalidades semipresencial e EAD, e Licenciatura em Educação Física na modalidade semipresencial.
Curso Superior de Tecnologia (CST) - uma grande diferença entre os CSTs e as outras formações é a duração do curso. Os tecnólogos duram em média de 2 a 3 anos. A grade curricular é mais focada no mercado de trabalho, com uma quantidade maior de disciplinas práticas e menos teoria.
O MEC divide os cursos tecnólogos em 13 eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Militar.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Design Gráfico e Artes Visuais são exemplos de CSTs ofertados pelo UNIESP.
MAIS NOTÍCIAS
Evento é aberto ao público geral e as inscrições são gratuitas
Iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do povo Tabajara
Professora estará na comitiva representando a pasta da Educação da Paraíba
Inscrição e submissão dos trabalhos começam amanhã (24)
Projeto Acquacrew reúne alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Educação Física